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5 dicas simples para fazer sua loja aparecer melhor nas buscas

Que tal atrair novos visitantes para sua loja sem gastar nada? Parece bom demais para ser verdade? Pois isso é perfeitamente possível com uma boa estratégia de Searching Engine Optimization (SEO).

Se você nunca ouviu falar disso, a gente explica. Há duas formas de aparecer nas buscas. Uma é pagando – são os links patrocinados, que geralmente aparecem em destaque, no topo da página de resultados. A outra é adaptando seu site para que ele seja mais facilmente encontrado pelos buscadores.

Jolie Joias apostou nesta fórmula e, em apenas um ano, viu as visitas ao seu site crescerem de 230 para quase 3 mil por semana.

Usando técnicas de SEO, a marca conquistou um bom posicionamento para termos como “joias masculinas”, “correntes de ouro”, “brincos de ouro”, entre outros.

Atualmente, as buscas representam 83% de todo o tráfego do site. E o melhor de tudo? Eles não pagam um centavo por isso.

Quer ver sua loja virtual aparecendo bem nas buscas também? Então confira algumas dicas úteis:

1. Escolha as palavras-chave certas

As palavras-chave são o caminho para fisgar o cliente através das buscas. Se você souber usa-las corretamente dentro do seu site, aumentam as chances de você ser encontrado.

Para definir as palavras certas, você tem que pensar como o seu cliente. Se você fosse procurar o seu produto ou serviço, o que você digitaria na caixinha de buscas? São esses os termos que você tem que usar na hora de escrever.

2. Fuja do geral, aposte no específico

Fuja dos termos muito gerais – como “casa” ou “carro”, pois já existem milhões de sites aparecendo bem nas buscas por eles. Suas chances de desbanca-los são pequenas. Trabalhe com termos mais específicos.

Lembra-se do exemplo da Jolie Joias? Em vez de tentar aparecer bem por “joias”, ela apostou em categorias e produtos específicos, como “joias masculinas” e “correntes de ouro”, e se deu bem.

3. Palavra-chave escolhida? Trabalhe-a

As ferramentas de busca sabem que o título e o cabeçalho de uma página são importantes. O número de vezes que uma palavra aparece em um texto também conta pontos.  Em geral, esses elementos indicam qual é o assunto principal daquele texto.

Use as palavras chaves sempre que fizer sentido. Tente citar logo no início do texto e repita onde for relevante.

Mas pegue leve. Se você usar demais o mesmo termo seu texto ficará chato e repetitivo, espantando o leitor. Lembre-se: você está escrevendo para seres humanos e não para o buscador.

4. Use e abuse dos links relevantes

Uma técnica usada pelos buscadores para descobrir se um site “merece” uma boa colocação é rastrear os links que redirecionam para ele.

Comece fazendo links internos. Se você tem um blog e está falando de um assunto que já pintou no passado, relacione aquele conteúdo no novo post.

Um exemplo: você tem uma loja de roupas e está dando dicas sobre como incrementar seu look no inverno. Uma das dicas é tirar os cachecóis do guarda-roupa. Se você tem uma área no seu site só de cachecóis ou já escreveu um post sobre o tema, não deixe de incluir o link na palavra.

5. Conteúdo tem que ser original

Textos duplicados ou copiados de outras fontes perdem pontos com os buscadores. Se você quer aparecer bem, tem que ter suas próprias ideias e criar conteúdo útil e original. Afinal, ninguém quer ficar vendo textos repetidos quando faz uma busca.

E aí, gostou das dicas? Isso é só o começo. Ainda tem muita coisa bacana para falar sobre SEO e com certeza voltaremos ao tema (fique ligado!). Enquanto isso, aproveite para colocar tudo isso em prática e avaliar os resultados.

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