LOGO UOL HOST

Receba por e-mail as novidades e publicações da Academia UOL HOST

6 segredos de empreendedores altamente produtivos

Quantas vezes você já entrou no Facebook hoje? E o seu e-mail, de quanto em quanto tempo você parou o que estava fazendo para dar uma espiada nele?

6 segredos de empreendedores altamente produtivos

 

Se você acha que não tem problema perder alguns minutinhos fazendo isso, saiba que sua produtividade pode estar correndo sério risco.

Pode não parecer, mas essas pequenas distrações podem estar acabando com a sua concentração e matando sua eficiência.

Saiba quais são os segredos dos empreendedores que tiram bom proveito do tempo e aprenda com eles:

1 - Acorde cedo e se exercite

Nada de ficar até tarde na cama só porque você não tem chefe para pegar no pé. Para fazer o dia render mais, é importante começar as atividades logo cedo. Se possível, comece o dia se exercitando. Isso traz mais disposição e energia para enfrentar a jornada que vem pela frente.

2 - Planeje-se

Nada de improvisar. A rotina de um empreendedor eficiente é bem planejada. Crie um cronograma com todas as tarefas que você precisa executar na semana, priorizando as mais importantes, e defina as atividades para cada dia.

Além de ficar mais livre para pensar (é isso mesmo, cabeça cheia de pendências não funciona legal!), você poderá alinhar melhor sua agenda à de clientes, sócios e colaboradores.

Não se esqueça de reservar um tempo para aquelas coisas que você costuma deixar de lado, mas que são importantes, como adquirir novos conhecimentos e habilidades.

3 - Siga a programação

De nada adianta ter uma agenda impecável se você não segue nada do que está escrito lá. Cumpra o que você se comprometeu a fazer. Não deu para executar uma tarefa? Inclua-a na programação do dia seguinte.

Ao anotar seus afazeres no papel, você conseguirá enxergar com mais clareza quanto tempo gasta com cada um deles e se programar com cada vez mais precisão.

Fuja também das distrações, como checar toda hora as redes sociais e o e-mail. As interrupções fazem com que você se desconcentre. Reserve um tempo na sua agenda para essas atividades e respeite-o.

4 - Coloque tudo no papel

Sempre que você estiver no meio de uma atividade e que pintar uma boa ideia, uma preocupação com uma tarefa não cumprida ou até aquela pendência da vida pessoal (como pegar pão no caminho de volta para casa), anote em um papel.

Assim seu cérebro saberá que pode se focar no que é prioridade e não vai ficar com muitas coisas gravitando em segundo plano. Experimente e perceberá a diferença.

5 - Seja menos autocrítico

Perfeccionismo em demasia pode atrasar o andamento das coisas. É claro que você tem que dar sempre o melhor de si, mas não deixe que o excesso de autocrítica o paralise por completo.

Está empacado em alguma tarefa específica? Peça a ajuda ou opinião de alguém que está fora da situação – às vezes um olhar fresco traz uma solução simples para algo que parecia complexo.

6 - Dê tempo a si mesmo

A persistência é a força que leva os empreendedores em frente, mas também é importante saber a hora de parar.

Estar cercado de pessoas que falem de outros assuntos e tenham vidas diferentes da sua, comer bem, dormir bem e gastar energia física – tudo isso ajuda a recarregar as baterias.

Experimente reservar um tempo para si e você verá que, na volta, estará mais produtivo, mais criativo e pronto para começar tudo de novo!

 

Tem algum segredo para fazer seu tempo render mais e ser mais produtivo? Conte aqui para a gente!