LOGO UOL HOST

Receba por e-mail as novidades e publicações da Academia UOL HOST

Tire suas dúvidas sobre SEO

Se para você SEO são apenas três letras sem importância, está na hora de rever seus conceitos. A sigla significa, em inglês, Search Engine Optimization ou, em português, otimização para mecanismos de busca.

Trocando em miúdos, SEO é o conjunto de técnicas para fazer com que seu site apareça bem colocado nas buscas − afinal, pouquíssimos usuários vão além das duas primeiras páginas de resultados. Quanto mais bem posicionado você estiver, maiores as chances de atrair novos visitantes para o seu site.

Quer usar essa sigla poderosa para promover seu negócio na internet? Então vamos lá:

Como funciona o processo de otimização?

A otimização é um conjunto de técnicas que permitem aprimorar a estrutura e o conteúdo de um site para que ele apareça melhor nas buscas.

Entre as boas práticas de SEO estão a identificação e o uso adequado de palavras-chave que sejam relevantes para o site. Também é importante saber utilizar os campos de título, meta description e as meta tags (vamos falar mais sobre eles a seguir) das suas páginas corretamente para obter bons resultados, assim como as URLs amigáveis.

Ter links internos e, principalmente, externos, apontando para uma página, também aumenta sua relevância entre os buscadores.

Como escolher as palavras-chave certas para o meu site?

As palavras-chave devem estar presentes no título, no corpo do texto e, se possível, até em sua URL. Suponhamos que você tenha uma loja online que venda rações e acessórios para pets. Após uma pesquisa, você constata que dentro desse universo o termo mais pesquisado é “ração para cachorro”. Então esta é uma potencial palavra-chave a ser utilizada e deverá ser encaixada no seu site sempre que possível.

A maneira mais simples de identificar suas palavras-chave é se colocar no lugar do usuário e pensar em como ele buscaria por aquele conteúdo. Há ferramentas como o Google Analytics e o SEMrush que também ajudam a identificar quais são os termos mais buscados pelos usuários. Uma boa estratégia é tentar encontrar palavras-chave que sejam muito buscadas, mas que tenham poucos resultados associados a ela, pois a competição será menor e as chances de aparecer bem serão maiores.

Um caminho interessante é tentar aparecer bem para as buscas específicas, em vez das gerais. Por exemplo, em vez de otimizar sua página para o termo “ração” – que provavelmente é muito concorrido –, você pode trabalhar alternativas mais específicas, como “ração Premium para gato” e “ração Premium para cachorro”.

Qual a importância do título da página para as buscas?

O título da página é um dos itens que mais influenciam o posicionamento do site nas buscas. É muito importante escolher bem a palavra-chave que será usada nele, pois ela indica ao buscador qual é o assunto principal daquela página.

O que é meta description e por que ela é importante?

É um breve resumo do conteúdo da página, que deve ser feito de uma maneira que estimule o público a entrar no site. É o texto que aparece logo abaixo do link do site nos resultados da busca. O conteúdo da meta description não influencia no posicionamento de uma página no site de busca. No entanto, uma descrição atrativa aumenta as chances de cliques.

Para que servem as meta tags e como escolhê-las?

As meta tags são palavras-chaves que indicam para o buscador quais são os principais assuntos relacionados a uma página. De novo, é importante não ficar só no geral e explorar o específico. Voltando ao exemplo da ração, você poderia usar meta tags como “ração Premium”, “ração para cachorro” e “ração de qualidade” para descrever seu produto. As meta tags não aparecem para quem visualiza a página, portanto, não se preocupe em ser repetitivo. O importante é escolher termos que descrevam bem seu produto.

Para que serve a URL amigável?

A URL amigável – aquela que exibe um texto legível, em vez de símbolos e números aleatórios – ajuda o buscador a entender do que se trata sua página logo de cara e dá mais relevância a ela. O ideal é que ela repita o título da página (ou pelo menos parte dele) e contenha a palavra-chave mais importante dela.   

Qual a importância dos links para o SEO?

Links apontando para uma página são como recomendações que dizem ao buscador que ela é mais relevante. Direcionar o visitante de uma página para outra dentro do seu próprio site também conta pontos na otimização. Mas esta construção não consiste em apenas recomendar outras páginas de forma aleatória para seus leitores. É necessário que o link apareça em um contexto relevante.

Eu posso fazer tudo isso sozinho? Como começar?

Se você quer investir para valer em SEO, o ideal é contar com a ajuda de um profissional que entenda do assunto. Trabalhar alguns dos aspectos mencionados – como as meta tags e meta description – pode ser um pouco mais complicado para quem é leigo em tecnologia. Mas algumas das dicas acima – como trabalhar bem as palavras-chave usadas nos títulos, textos e URLs do seu site – podem ser colocadas em prática já, por você mesmo.

Quanto tempo leva para aparecerem os resultados?

Isso depende de vários fatores, como o nível de competição do mercado em que você atua e a quantidade de empresas que estão competindo pelas mesmas palavras-chave que você. Mas é importante ter em mente que o SEO é um trabalho de longo prazo e os resultados podem demorar um pouco a aparecer. Não desanime!

Além disso, é fundamental continuar sempre gerando novos conteúdos e revisitando suas práticas, pois as regras dos buscadores mudam de tempos em tempos, e seu posicionamento pode ser favorecido ou prejudicado por essas mudanças.

Como posso medir o sucesso da minha estratégia de SEO?

Há diversas maneiras. As mais simples são verificar se o posicionamento das suas páginas no buscador está melhorando (há várias ferramentas gratuitas para verificar seu “page rank”, que é a nota dada ao seu site pelo buscador, e sua posição nos resultados de busca) e se o tráfego vindo dos buscadores para o seu site está crescendo.

Qual a importância do conteúdo? Ter um blog ajuda no SEO?

Sim, pois os buscadores valorizam muito conteúdos novos e ricos sobre assuntos que interessam aos internautas. Além disso, publicar novas páginas mostra ao buscador – e aos seus clientes – que seu site está sempre crescendo.

O que pode acontecer se eu tentar “enganar” os buscadores?

Existem muitos riscos ao colocar em prática essa técnica. Os sites de busca estão atentos aos sites que agem dessa forma. As punições vão desde a perda de posições no ranking até a exclusão do site na web.

Quer saber mais sobre SEO? Confira aqui outros conteúdos que podem interessá-lo:

5 dicas simples para fazer sua loja aparecer melhor nas buscas

10 estratégias para criar conteúdos amados pelos buscadores (e leitores)

O SEO não funciona na minha loja virtual. Por quê?

Meu site não aparece nos buscadores. E agora?