LOGO UOL HOST

Receba por e-mail as novidades e publicações da Academia UOL HOST

Como criar um blog em WordPress (aprenda o passo a passo!)

Conheça os recursos do gerenciador de conteúdo mais popular do mundo

O WordPress é o CMS (Content Management System ou Gerenciador de Conteúdo, em português) preferido de muita gente para a construção de sites e blogs. Não é à toa que 27% da internet o utiliza, segundo dados do próprio gerenciador.

O CMS oferece várias vantagens, o que o torna popular tanto entre pessoas que querem criar um blog caseiro, como entre grandes empresas que desejam construir sites robustos. E existem várias características para justificar esse feito.

Sabia que no UOL você pode escolher uma plataforma com WordPress instalado? Contrate a sua já!

Algumas das principais estão relacionadas ao fato de seu painel ser simples e intuitivo e não exigir grandes conhecimentos sobre programação ou web design. O grande volume de plugins (mais de 45 mil) disponíveis, que também permite adicionar recursos específicos para deixar o seu site do jeito que você quiser, também é outro atrativo.

Tem, ainda, as constantes atualizações promovidas pela comunidade para deixar o WordPress cada vez mais seguro, funcional e completo.

Para quem escreve, o WordPress tem ferramentas que auxiliam na melhora do SEO de cada post, permite que diversos autores e editores trabalhem juntos em um mesmo blog – com acessos separados – e possibilita a inserção de recursos audiovisuais, como imagens e vídeos.

Baixe, também, o e-book Passo a passo para criar um blog de sucesso

Aprenda a criar seu blog

O primeiro passo é escolher um dos planos do UOL HOST para a criação do seu blog. Repare que todos oferecem condições especiais que cabem no seu bolso e funcionam para atender às suas expectativas em relação ao blog. Seja você um iniciante criando um blog por hobby ou um profissional, existe um pacote perfeito para você!

Com o UOL HOST, você pode, ainda, hospedar seu blog em um servidor configurado especificamente para WordPress. Aqui, você não precisa se preocupar em fazer a instalação e configuração do CMS e, ainda, ganha um domínio provisório grátis, relatório completo de visitação e muito mais!

Depois de escolher seu pacote, basta seguir os passos e, com certeza, você vai conseguir criar o seu blog em WordPress de forma rápida e sem dor de cabeça. Veja só!

1 – Depois de confirmar a contratação do seu plano, digite seu login e senha para acessar o Painel do Cliente.

2 – Na sequência, clique no botão “Administrar” e cadastre um usuário e senha para acessar o blog. Não confunda esses dados com o seu acesso ao Painel do Cliente do UOL HOST!

3 – O UOL HOST vai, automaticamente, instalar o WordPress no seu site e criar o seu acesso! Depois disso, volte ao painel e clique em “Gerenciar blog”.

4 – Nesse momento você será redirecionado à tela de login do WordPress. Ali, você deve utilizar o login e a senha que acabou de cadastrar para gerenciar o blog. Repare que o caminho para acessar esse painel é o endereço do seu blog /wp-admin. Nas próximas vezes que for acessá-lo, você poderá utilizar esse mesmo endereço.

5 – Depois de fazer o login, você já estará usando o WordPress. Fácil, não?! Para começar, vamos escolher um tema ou um template para o seu blog. O tema é um modelo editável de design pronto. No menu lateral, clique em Aparência e, em seguida, em Temas.

Organize melhor seu conteúdo com a planilha grátis programação de conteúdo para blogs e redes sociais

6 – Você vai ver que existem alguns temas pré-instalados, mas pode instalar outro, se preferir. Basta clicar em “Adicionar novo”, escolher o template e clicar em “Instalar”.

7 – Escolheu um tema que você amou? Então o próximo passo é editá-lo para deixar do seu “jeitinho”. Para isso, volte ao menu lateral, clique em “Aparência” e “Personalizar”.

8 – Dependendo do tema escolhido, você poderá personalizar imagens, banner, título, textos e todas as áreas da página principal e das demais.

9 – Também é interessante ter algumas páginas institucionais, além da página de postagens. Nas páginas institucionais você pode incluir algumas informações sobre você, informações comerciais e muito mais. Para criar páginas, escolha “Páginas”, no menu lateral, e clique em “Adicionar página”.

10 – Escolha um título para sua página e escreva o conteúdo dela. Repare que existem recursos para deixar o texto em negrito, itálico, adicionar links, imagens, vídeos e muito mais!

11 – Fazer um post também é bem simples. Basta clicar em “Posts” no menu lateral e depois em “Adicionar Novo”.

12 – Você também deve dar um nome ao post e escrever no campo de texto. O editor é idêntico ao que você vai usar para escrever o conteúdo das páginas. Quando tudo estiver pronto, você clica em “Publicar”. E pronto, seu primeiro post foi publicado!

Viu como é fácil? Agora que você já sabe tudo o que precisava para colocar seu blog no ar e escrever seus primeiros posts, é hora de colocar todo esse conhecimento em prática! Contrate, agora, o seu blog com o UOL HOST e comece a escrever!