LOGO UOL HOST

Receba por e-mail as novidades e publicações da Academia UOL HOST

O que são backlinks e como eles podem ajudar no SEO

Descubra como usar essa estratégia que influencia no seu posicionamento no Google!

Se você tem um site e gostaria que ele tivesse um bom posicionamento nas páginas de resultado de busca do Google precisa estar por dentro de SEO (Search Engine Optimization ou Otimização para Mecanismos de Busca, em tradução livre), conjunto de técnicas e estratégias que ajudam a posicionar melhor o seu site no maior buscador do mundo.

Existem vários elementos de SEO que ajudam na busca por um melhor ranqueamento, que vão desde a escolha da hospedagem e programação do site até as palavras usadas nos artigos que você vai publicar. E dentre esses vários fatores está o backlink, uma estratégia simples, mas bastante poderosa e que diz muito sobre a relevância do seu site. Vamos conhecê-la e descobrir como utilizá-la?

O que são backlinks

Basicamente, os backlinks são apontamentos de outros sites para o seu, ou seja, citações externas. Sempre que outro site coloca um hiperlink direcionado para o seu, isso conta como um backlink, e o Google leva isso em consideração para o seu ranqueamento. Sabe por quê?

Os robôs do Google entendem que se alguém está indicando a sua URL para o público é porque, provavelmente, o seu conteúdo é bom e relevante, e é exatamente isso que o buscador quer apresentar para os usuários.

E, claro, existe o fator mais óbvio! Se o site X está falando de você, todo aquele público leitor está tomando conhecimento sobre o seu site pode te fazer uma visita e, eventualmente, comprar com você.

>> Leia também SEO não funciona na minha loja virtual. Por quê?

Todo backlink é bom?

Depois de ter entendido o que são backlinks, você já deve estar pensando em maneiras de conseguir links para o seu site, e talvez até esteja pensando em comprar backlinks (uma prática que existe de verdade). Mas, antes, você precisa saber que nem todo backlink é bom e alguns podem prejudicá-lo bastante.

Apesar de o Google levar em consideração a quantidade de sites que estão apontando para o seu, ele também avalia a qualidade das páginas e o teor da linkagem. Isso significa que se o seu site é sobre confeitaria, e de repente um site de mecânica começa a fazer backlinks para você, o Google vai achar isso bastante estranho.

Se o conteúdo do site que está apontando para o seu não tiver nenhum tipo de relação com o destino, você provavelmente não terá resultados.

Além disso, o Google não é bobo! Se você cair na estratégia black hat de comprar backlinks pode até conseguir uma boa quantidade de links, mas os robôs vão notar que você passou de 0 para 50 links em um dia e podem considerar isso uma má conduta. A pena pode ser a perda de várias posições nas páginas de resultados, algo que certamente você não quer, não é mesmo?

Como conseguir backlinks de qualidade

Bom, se eles são importantes, mas você não pode comprá-los ou “dar um jeitinho” com qualquer site, como conseguir backlinks de qualidade que realmente contribuam para sua estratégia de SEO? A solução é mais simples do que parece!

Uma ótima saída é fazer parcerias com outros sites do seu segmento. Você pode trocar material com eles – uma prática chamada de guest post, em que um produtor de conteúdo escreve para o site do outro e vice-versa – ou ainda oferecer colaboração para escrever textos inéditos ou compartilhar os seus com outros canais.

Outra ideia é produzir conteúdo diferente e com um nível tão alto de qualidade e especificação que outros sites vão querer compartilhar o seu material e, para isso, terão de citar você.

>> Aproveite e baixe grátis o Calendário para programação de conteúdo em redes sociais e blogs

Se você é um profissional que trabalha com organização de ambientes, por exemplo, pode criar um infográfico com passos para arrumar o guarda-roupa e mantê-lo sempre organizado. Imagine o quanto esse material será interessante para outros sites do mesmo segmento e até para blogs de decoração e moda!

Ou seja, para conseguir bons backlinks o segredo é bastante trabalho e dedicação para criar um conteúdo ainda melhor do que os que já existem por aí e encontrar bons parceiros para crescer junto com você!

Com isso, você, com certeza, terá bons apontamentos e, somado a uma estratégia mais completa de SEO, o seu site vai se posicionar cada vez melhor no Google!