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A diferença entre E-mail Marketing e o SPAM

Tanto o e-mail marketing quanto o spam visam à divulgação de algo para um grande público. A diferença essencial entre os dois é o consentimento do destinatário. Campanhas de e-mail marketing são direcionadas a quem permitiu previamente o envio. Spam é feito por meios ilícitos, sem o desejo da pessoa de receber.

No e-mail marketing o consentimento do cliente também é chamado de opt-in, que é quando ele mesmo opta por receber a informação, ou soft opt-in que é caracterizado por uma relação evidente entre as partes, quando o público já tem ou teve algum relacionamento com a marca e permitiu a troca de dados. Assim como o opt-out, uma função fundamental do e-mail marketing que permite ao usuário fazer o descadastramento e não receber mais os e-mails, sendo assim, uma prática realizada por todas as empresas sérias e com credibilidade.

 

O Sending and Posting Advertising in Mass (SPAM), que na tradução literal da palavra significa “enviar e postar publicidade em massa” é realizado por outro processo e possui outro tipo de abordagem. Funciona quando empresas compram bancos de e-mails de sites que trabalham com cadastros e disparam e-mails divulgando produtos e/ou serviços que possam ser do interesse dos internautas sem sua devida autorização.

 

É aí que o problema começa, pois algumas empresas não direcionam seus informes somente para potenciais clientes (público-alvo), mas sim para qualquer grupo de pessoas, sem cautela e de forma indiscriminada, importando apenas a quantidade de e-mails. Neste caso o internauta pode fazer uma denúncia e banir a prática de SPAM em sua caixa de entrada.

 

Existem técnicas criadas pelos provedores para barrar o spam e que acabam prejudicando a entrega de mensagens de e-mail marketing corretas. Essas técnicas funcionam através da combinação de ocorrência de eventos com similaridade, e outros fatores como base de dados e a reputação do domínio. Exemplo: se várias empresas enviarem mensagens em massa usando no assunto o termo “imperdível!!!”, os provedores podem tomar por regra que quem usar “imperdível!!!” no assunto estará fazendo spam. Para isso, usam um cálculo que pontua os e-mails marketing como spam ou não, através de diversos fatores.


Outro fator que influencia o comportamento dos provedores é o que diz respeito à construção do relacionamento de confiança e na reputação do domínio remetente. A reputação do domínio é construída através da adoção de métodos para identificação do remetente (SPF- Sender Policy Framework), que especificam quais são os servidores de e-mail que podem enviar mensagens em nome de um determinado domínio. Se uma mensagem não for enviada a partir de um IP autorizado, o provedor de e-mails pode rejeitá-la. A reputação é como uma caixinha de créditos: a cada envio de e-mail marketing com boa reputação realizado pelo domínio, a confiança do provedor com a marca vai aumentando. Em contrapartida, em cada deslize realizado, essa pontuação pode cair a ponto de invalidar todo o trabalho restante.

 

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