LOGO UOL HOST

A importância do opt-out no E-mail Marketing

Para que o contato tenha a possibilidade de negar o recebimento de um E-mail Marketing, deve existir o opt-out. Para que este conceito funcione perfeitamente, é preciso inserir em todos os e-mails marketing criados, um link com a função de descadastramento. 

Como exemplo, podemos citar uma pessoa que se cadastra em um site de jardinagem com a intenção de receber informações sobre o setor. Mas, após terminar de construir seu canteiro, pode optar por parar de receber sobre este assunto. É um direito do leitor e dever do emissor da mensagem. O mesmo acontece com estilos, perfis e momentos da vida. Ninguém tem 18 anos para sempre (isso é uma pena...), a vida é dividida em períodos (a gravidez dura nove meses) e as necessidades mudam a todo o momento. 

Mais do que o cadastro, o descadastro é de extrema importância para a saúde da marca. Uma empresa que não possibilita o descadastro, cria um constrangimento muito grande para aquele que deseja sair. Isso não é só prejudicial para a marca, vai muito além. Ou você acredita que uma pessoa que não deseja mais receber um e-mail aceitará continuar recebendo simplesmente porque o link com a função de opt-out não funciona? Pelo contrário, ela será má, muito má. Reportará o e-mail como spam e trará mais consequências negativas do que perder um contato ou outro. 

IMPORTANTE: Para que o opt-out funcione perfeitamente, é importante inserir em todos os e-mails uma mensagem padrão de descadastramento contendo um link. Este link é integrado a um sistema que descadastra, automaticamente, o e-mail correspondente. Você pode inserir automaticamente o link de descadastro no momento da criação do e-mail:

 - No campo de edição/criação, clique no local desejado (geralmente no rodapé ou no topo) para aparecer a mensagem e o link de descadastro no e-mail. Clique em "Inserir o código de descadastro":

 

 

 

 

- A plataforma do UOL HOST alimenta uma lista (black list) com o nome "Descadastrou" (Pessoas que se descadastraram da lista, em um específico envio). 

Para visualizar a lista "Descadastrou" clique AQUI e acesse a FAQ (Passo 8)

 

 

 

Assuntos recentes

Atendimento Online

Somente para assinantes

Fale com um dos nossos atendentes especializados via chat ou envie um e-mail.

Iniciar Chat ou Enviar E-mail

Central de atendimento

Atendimento 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Se preferir você pode entrar em contato com a nossa central de atendimento

4003 9011 Capítais e regiões metropolitanas

0800 881 9011 Demais localidades