LOGO UOL HOST

Como transferir meu site de outro provedor de hospedagem?

O processo de transferência de uma hospedagem é bastante crítico, motivo pelo qual a FAQ abaixo deve ser lida atentamente.

Antes de começar

 

Para iniciar o processo de mudança de provedor, é imprescindível obter algumas informações com o provedor onde o site encontra-se hospedado atualmente, são exemplos disso:

 

- Backup dos arquivos presentes no FTP;
- Backup dos bancos de dados (caso utilize);

 

O UOL disponibiliza um domínio temporário para que possa simular o ambiente antes de alterar os DNS do domínio próprio.

 

Configurando sua hospedagem no UOL

 

Com o plano de hospedagem devidamente contratado e ativo, inicialmente vamos configurá-lo, conforme os passos a seguir:

 

1.       Acesse o Painel do Cliente com seu login e senha. No menu esquerdo, clique em Hospedagem, seguido de “Configurar hospedagem”;

 

2.       Primeiramente configuraremos o domínio. É possível registrar um novo domínio ou utilizar um domínio já existente. Passada esta etapa, levará apenas alguns minutos para que o site esteja instalado;

 

3.       Com o site ativado, na mesma tela, será possível configurar o ambiente. Na opção “Configurações avançadas”, é possível:

- Definir o sistema operacional do servidor (Windows ou Linux);
- Definir webserver e versão (Linux);
- Habilitar logs de erros;
- Alterar versão do PHP;
- Alterar versão do .Net Framework;
- Habilitar ou desabilitar Cache;

Entre outras opções.

 

Transferindo os arquivos do site para a hospedagem

 

Conteúdo web

 

Com a hospedagem ativa e devidamente configurada, é hora de iniciarmos a transferência dos arquivos para o FTP.

Todo arquivo deve ser publicado dentro do diretório “web”, presente no FTP. Há várias formas de se transferir arquivos para o FTP, são exemplos:

 


Banco de dados

 

Se a sua aplicação utiliza Banco de Dados, leia as FAQ´s abaixo para apoio no processo de publicação/restore.

 

 

Observações:

 

  • Execute todos os testes possíveis e certifique-se de que todas as áreas e recursos de seu site encontram-se operacionais, formulários de contato, upload, áreas restritas, conexões a banco de dados, etc.
  • O endereço alternativo serve para que você possa avaliar todos os recursos do serviço contratado.
  • Depois que você apontar os servidores DNS de seu domínio nossos servidores, você poderá acessar o conteúdo de seu site tanto pelo endereço alternativo quanto pelo domínio de seu site.

 

Criação das caixas postais

 

Site no ar e acessível pelo endereço temporário, é hora de criarmos os e-mails. Caso não utilize email, este passo pode ser pulado.

 

1.       Acesse o Painel do Cliente com seu login ne senha;

2.       Clique em Email Profissional, no menu esquerdo;

3.       Uma lista com todos os domínios instalados será exibida e ao lado de cada domínio há uma opção para administração.

4.       Clicando no menu azul (três barrinhas), será possível administrar as contas ou criar novas. No exemplo desta FAQ, como estamos criando, clique em “Criar e-mail”.

Obs.: os e-mails ficarão funcionais quando for realizada a alteração dos DNS.

 

Alterando os DNS dos domínios

 

Com site no ar e acessível pelo endereço temporário e e-mails devidamente criados, é chegada a hora da virada do DNS. Esse é um momento crítico, onde direcionamos o domínio para o provedor onde ele está hospedado. Após alterar as informações de DNS, o site deixa de responder pelo seu provedor atual e passa a responder pelo UOL.

 

É sugerido que essa alteração seja realizada em momentos de baixo impacto, como período noturno ou finais de semana. Mas esta é uma decisão do usuário.

 

Os DNS devem ser alterados para:

 

  • ns1.dominios.uol.com.br
  • ns2.dominios.uol.com.br
  • ns3.dominios.uol.com.br

 

Essa alteração deve surtir efeito em algumas horas.

Assuntos recentes

Atendimento Online

Somente para assinantes

Fale com um dos nossos atendentes especializados via chat ou envie um e-mail.

Iniciar Chat ou Enviar E-mail

Central de atendimento

Atendimento 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Se preferir você pode entrar em contato com a nossa central de atendimento

4003 9011 Capítais e regiões metropolitanas

0800 881 9011 Demais localidades