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O que é, e como criar uma Ordem de Serviço no Gestor UOL Manufatura e Serviços?

A Ordem de Serviço tem como objetivo apontar os materiais e a mão-de-obra que serão utilizadas para execução de um determinado Serviço prestado.

A partir do Apontamento da Ordem de Serviço podemos gerar pedidos de venda para o Cliente e/ou Fabricante, de acordo com a configuração do cadastro do Tipo de Serviço utilizado.

Na inclusão de uma Ordem de Serviço, no cabeçalho, existe a opção de 4 tipos de status que podemos selecionar: A=Aberto, E=Em Execução e F=Finalizado. O Status P=Pedido Gerado, não pode ser alterado manualmente.

Nos detalhes da Ordem de Serviço temos as abas de ítens da O.S e Subitens da O.S:

Na aba Itens da O.S, informamos o Produto e/ou Serviço da Ordem de Serviço. Não irá para o pedido de venda, saíra apenas na impressão da Ordem de Serviço. Após informar o Item, podemos informar os Subitens referentes a esse Item. Assim, teremos o enunciado do serviço que é o Item e a mão de obra e produtos que serão os subitens aplicados ao item.

No item da O.S podemos informar um tipo de situação: 1=O.S, 2=Em Atendimento, 3=Atendido, 4=Encerrado e 5=Pedido Gerado.

Podemos informar o número de série do produto no campo Nr. Série. No campo Obs. Ocorrência pode-se informar alguma observação quanto ao item. No campo Solução, pode ser inserida alguma observação sobre a solução dada ao Item informado. No campo Fabricante, informamos o código do fabricante se for utilizado e no campo Emissão é possível alterar a data caso haja necessidade. 

Na aba Sub - Itens da O.S é onde informamos os produtos e serviços referentes ao item selecionado, que irão gerar o pedido de venda. 

No campo Prod/Eqto, informamos o código do produto/serviço. No campo SERVIÇO, informamos o código do Tipo de Serviço. Depois temos Quantidade, Valor Unitário, Data Entrega, Data de Garantia, o campo Pedido de Venda é preenchido automaticamente ao ser gerado o pedido de venda, o campo Nr. Série, para ser informado um número de série se houver o campo Pedido Fabr. É preenchido automaticamente ao ser gerado um pedido para o fabricante. Tem o campo Armazém para dar baixa no estoque ao ser gerado o pedido de venda, campos Validade e Lote de acordo com o cadastro de produto.

Podemos acompanhar as Ordens de Serviços gravadas, conforme o status apresentado:
As Ordens de Serviços que apresentam-se com um status verde, ainda estão em aberto (não foram efetivados).

As Ordens de Serviços que apresentam-se com um status Amarelo, estão em andamento.

As Ordens de Serviços que apresentam-se com um status vermelho, já foram finalizadas, portanto já foram Atendidas.

As Ordens de Serviços que apresentam-se com um status preto, foram geradas pedidos de vendas.


Para incluir uma Ordem de Serviço:

1- Na tela de manutenção de Ordem de Serviço, selecione a opção "Incluir".

2- Informe o código de Pessoa, o status, a condição de pagamento e o código de categoria.

3- Depois preencha os itens da O.S e depois os Subitens da O.S.

4- Confirme os dados, clicando em Ok.



Para gerar Pedido de Venda:

1- Altere o status da Ordem de Serviço para "Finalizada".

2- Na tela de manutenção de Ordem de Serviço, selecione a O.S depois a opção "Gerar PV".

3- Confirme os dados em Faturamento - Atualizações - Pedidos de Venda/Orçamento


Para excluir o Pedido de Venda gerado pela O.S:

1- Na tela de manutenção de Ordem de Serviço, selecione a O.S, depois a opção "Excluir PV".


Para imprimir uma Ordem de Serviço:

1- Na tela de manutenção de Ordem de Serviço, selecione a O.S, depois a opção "Imprimir".


É possível gerar Ordem de Serviço automaticamente a partir de um Documento de Entrada. Para que isso ocorra como esperado, basta utilizar uma TES(Tipo de Entrada/Saída) configurada para Tal. No cadastro de TES na aba "Cadastrais" marque o campo "Gera O.S" = SIM, inclua o documento de entrada utilizando essa TES que uma Ordem de Serviço será gravada no Faturamento, contendo os itens do documento de entrada que estão com a TES indicada.

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